MOSTRA

os ossos da saudade - o cinema de marcos pimentel

 

Sopro (2013)

Documentário / 35mm / 73 min / 2013 / Brasil

Sopro é um documentário sobre a existência humana e os mistérios da vida e da morte, mostrados no cotidiano de uma pequena vila rural no meio do nada, no interior do Brasil, onde algumas famílias vivem, há anos, isoladas de maiores contatos com o mundo exterior. O vento, a poeira, as montanhas, o silêncio, o tempo... Entre o inventário e o imaginário deste lugar, o homem e a natureza convivem – harmônica e conflituosamente, na imensidão de uma paisagem que parece esgotar o olhar.

Senha de acesso: SOPRO-LabReau

A parte do mundo que me pertence (2017)

Documentário / DCP / 84 min / 2017 / Brasil

Pelas ruas de Belo Horizonte, o cineasta mineiro Marcos Pimentel só tem um objetivo: descobrir quais são os sonhos das pessoas que passam por ele. Entre uma menina com síndrome de down que deseja se tornar bailarina e um trabalhador que quer reformar a própria casa, o diretor revela o quanto um sonho é importante para a vida das pessoas.

Senha de acesso: APARTE-LabReau

Pele (2021)

Documentário / HD / 75 min / 2021 / Brasil

A interação entre os habitantes da cidade e o que está expresso em seus muros e paredes. Grafites, pichachões, símbolos indecifráveis, palavras de ordem, pensamentos políticos, hieroglifos, declarações de amor... Fragmentos de memória e gritos silenciosos que revelam os desejos, medos, fantasias e devaneios de quem habita os centros urbanos. As letras e desenhos interagindo com os diferentes corpos que transitam pelo espaço público. As narrativas urgentes das ruas que expressam as subjetividades dos mais variados discursos visuais que “vestem” a cidade.

Senha de acesso: PELE-LabReau

Os ossos da saudade (2021)

Documentário / DCP / 107 min / 2021 / Brasil – Portugal – Angola – Moçambique – Cabo Verde

Um filme sobre a ausência, narrado a partir das vivências de pessoas que experimentam sentimentos de falta e distância, espalhados por Brasil, Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde. O corpo, a paisagem, a memória e o tempo. Histórias e lugares construídos com recordação, esquecimento e invenção. Uma viagem pelos territórios da memória, da representação e do pertencimento.

Senha de acesso: OSSOS-LabReau